Um domingo para cuidar dos mares em Vila Velha.
Domingo é dia de cuidar do meio ambiente em Vila Velha. A Prefeitura da cidade e sua Secretaria de Meio Ambiente promovem no dia 18 o Dia da Cultura Oceânica de Vila Velha, na Praça do Ciclista, na Praia de Itaparica, a partir das 8 horas.
O objetivo é educar o público sobre a importância dos oceanos para a vida na Terra e conscientizá-los sobre os problemas enfrentados pelos ecossistemas marinhos, como a poluição, a pesca excessiva e as mudanças climáticas. Na programação, roda de conversa, ação de limpeza nas áreas de restinga da orla, tendas com exposições temáticas à preservação do oceano, além de apresentações culturais como a banda de congo Beatos de São Benedito e a Banda Big River. A criançada poderá acompanhar contação de histórias e ainda curtir um cineminha.
“Cuidar do meio ambiente e promover o desenvolvimento sustentável é um de nossos maiores compromissos”, conta Joana Barbosa, diretora de Relacionamento e Custumer Experience da Grand Construtora, principal apoiadora do evento, que também contará com tendas com expositores: LaSelv, Precious Plastic, Projeto Tamar, Ocean Explorers, Tainah Neves, além de doação de mudas de plantas feita pela secretaria de Serviços Urbanos.
Conscientização
A Cultura Oceânica trata do conjunto de valores, práticas e tradições relacionadas ao mar e à vida marinha, e inclui atividades como pesca, navegação, artesanato e culinária.
Segundo a coordenadora de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente de Vila Velha, Letycia Soares o evento visa promover a cultura oceânica com objetivo de manter as tradições e preservar a biodiversidade do oceano.
“Através do Dia da Cultura Oceânica de Vila Velha será possível desenvolver no público uma compreensão mais profunda sobre a relação entre os seres humanos e o oceano, assim como as consequências da ação humana sobre os ecossistemas marinhos”, explicou Letycia.