Início Plantio das Tamareiras | Taj

Sustentabilidade | 24/03/2023

Tamareiras chegam ao Taj Home Resort: começa o plantio da espécie que é símbolo do maior empreendimento residencial do Estado

 

O Taj Home Resort recebe na próxima sexta-feira a espécie mais emblemática de seu projeto paisagístico. No dia 24 de março, às 11 horas, a dica é tirar um tempo para se encantar com o plantio das tamareiras do Taj Home Resort. Vai ser na Rodovia do Sol, 4300, Jockey de Itaparica, em Vila Velha.

 

No projeto paisagístico do Taj, assinado por Benedito Abbud, as tamareiras podem ser consideradas verdadeiras estrelas: são 119 dessas exuberantes palmeiras, permeando a fachada frontal e os mais de 21 mil metros quadrados da área de laser e paisagismo do Taj. E sua utilização não é por acaso. Na cultura árabe, que inspirou todo o projeto do Taj, a tamareira é sinônimo de hospitalidade e resiliência. A espécie mantém-se exuberante mesmo diante de adversidades.

 

Diversos relatos históricos mostram que as tâmaras cultivadas na Judeia eram consideradas iguarias especiais, desejadas pela alta casta do Império Romano. Desde essa época, acredita-se que seu fruto, a tâmara, tenha propriedades medicinais.

 

De quinta a sábado, as primeiras 30 das 119 tamareiras do Taj chegam à obra e serão plantadas. Na sexta-feira, dia 24, o plantio poderá ser acompanhado pelos veículos de imprensa.

 

A árvores foram adquiridas pela Grand de uma fazenda verde de São José dos Campos e todos os cuidados estão sendo tomados para que as espécies cheguem à Vila Velha sem “sentir” a mudança de endereço.

 

Especialistas garantiram o desmame gradual das mudas, iniciadas há seis meses. Todas as tamareiras tiveram seus bulbos cuidadosamente embrulhados e o transporte está sendo realizado por 24 carretas graneleiras, semelhantes àquelas que fazem transporte de soja.

 

Cada muda necessita de um berço com 1,50X1,50X1,50 metros recheado de rico composto orgânico para seu plantio adequado. Todo o processo de compra, desmame e transporte das mudas envolveu diversos profissionais e seis meses de preparo. As tamareiras viajarão cerca de 900 quilômetros até sua nova casa: o Taj Home Resort.

 

“As mudas de tamareiras que estão chegando têm em torno de 3 a 4 metros de tronco. A escolha por tamareiras bem mais desenvolvidas tem por finalidade sua exposição, à época da entrega do empreendimento, em tamanhos semelhantes aos exibidos nos materiais publicitários”, Rodrigo Barbosa, sócio presidente da Grand.

 

“Com a chegada das tamareiras, a Grand comemora o ritmo acelerado das obras do Taj Home Resort. A torre Lótus, com apartamentos de 4 suítes, já está no 14º pavimento de um total de 25 andares. Quem passa pela Rodovia do Sol já tem uma prévia do que será esse empreendimento único. E investe seu tempo em conhecê-lo”, diz o diretor de Vendas da Grand, Gustavo Rezende.

 

Rodrigo Barbosa conta que o cliente Grand é ousado e quer ser surpreendido com diferenciais exclusivos, como o design biofílico presente na arquitetura do Taj e que transforma o empreendimento em uma mansão vertical de alto luxo, uma forma de viver com prazer e segurança.

 

“No Taj, a biofilia se aplica nas fachadas e nos interiores das áreas comuns, que somam mais de 50 mil metros quadrados. O design biofílico traz um olhar único para o que é qualidade de vida. Hoje, nosso cliente tem motivações mais complexas: além de um projeto inovador, ele quer amplas áreas verdes e espaços de contemplação para usufruir com segurança com a família e os amigos”, conclui Rodrigo Barbosa.